volta

trilha_aguabranca_1a.jpg (22770 bytes)

O Parque Estadual de Ilhabela domina 83% da área total da Ilha, que é de 346 Km2. Essa imensa cobertura de florestas abriga toda a gama de espécies animais, vegetais e de insetos que compõem o delicado ecossistema da Mata Atlântica e sua rica biodiversidade _reunindo mais de 800 espécies de aves, 180 anfíbios e 131 mamíferos.

Uma caminhada pelas trilhas da Ilha pode revelar aos olhos e ouvidos mais atentos animais como lontras, caxinguelês, macacos, jaguatiricas, lagartos e gatos do mato. Uma grande variedade de aves também pode ser observada em suas altas árvores. O tucano, o tiê-sangue, os beija-flores, periquitos, macucos, corujas e jacutingas costumam dar o ar de sua graça, entre muitas outras espécies. A enorme variedade de insetos, plantas e flores impressiona pela beleza multicolorida. O parque é cortado diametralmente pela estrada de Castelhanos, única ligação terrestre entre os dois lados da Ilha.

O Parque Estadual de Ilhabela foi criado em 1977 pelo Governo paulista, para proteger uma das maiores áreas contínuas de Mata Atlântica remanescentes no estado. Originalmente, essas florestas cobriam 12% do território brasileiro, ou mais de 1,1 milhão de quilometros quadrados. Hoje, restam no país apenas 9% da área original, ou 340 mil quilometros quadrados. Em junho de 1985 todas as ilhas do arquipélago de São Sebastião foram tombadas e incorporadas ao Parque. A construção de novas casas só é liberada agora na área que vai da Ponta das Canas, no norte, à Ponta da Sela, ao sul, e abaixo da cota 200 (duzentos metros de altitude máxima a partir do nível do mar).

O Parque Estadual de Ilhabela integra o Projeto de Preservação da Mata Atlântica, ou PPMA. Através dessa parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo e o banco estatal alemão KFW (Kreditanstalf für Wiederaufbau) , vêm sendo investindos recursos na implantalção de infra-estrutura e fiscalização do Parque. No final de 1999, cessou o fornecimento desses recursos: nessa data, o Parque deveria ter se torna autônomo e auto-sustentável.


PARQUE ESTADUAL DE ILHABELA

sede administrativa:  Rua do Morro da Cruz, 608, Bairro do Itaguaçú., tel/fax  (012) 472-2660, Ilhabela-SP, CEP 11630-000
unidade na floresta: Estrada de Castelhanos, trilha da Águia Branca, das 9h às 16h30.
serviços: para grupos organizados, há possibilidade de agendar visitas monitoradas pelo telefone.