Castelhanos é a maior praia de toda a Ilha, com cerca de 1 km de extensão. Aberta para a baía de Castelhanos e diretamente voltada para leste, possui um mar agitado, com grandes ondas de formação perfeita, excelentes para a prática do surfe. Algumas casas de pescadores e um bar que serve refeições simples completam o cenário.

Por terra, o único acesso a Castelhanos é através da estrada de 22 Km que cruza o Parque Estadual, de oeste para leste, bem no meio da Ilha. Com péssima condição de conservação, a Estrada de Castelhanos só pode ser vencida por veículos com tração 4X4 (clique aqui para saber mais sobre essa estrada). Por mar, Castelhanos está a cerca de 1h de lancha  partir da praia do Perequê.

Dois rios desaguam em Castelhanos, um em cada extremidade, sendo que o da ponta esquerda é bem maior, criando uma pequena restinga. Na ponta direita, a pequena ilha da Lagoa, bastante próxima da praia, dá um toque interessante

A partir de Castelhanos há trilhas para algumas das mais belas atrações da Ilha, como a cachoeira do Gato ou as praias Mansa, Vermelha, Figueira e do Gato.


onde está: no lado leste da Ilha, dominando a baía de Castelhanos.
como chegar: por terra, 22Km da estrada de Castelhanos, que só podem ser percorridos em veículos 4X4 ou motos trail. A viagem demora cerca de 2h. De barco, uma lancha de 22 pés com motor de 75 cavalos partindo da praia do Perequê leva cerca de uma hora para chegar até ela.