volta

Escondida atrás da ilhas das Galhetas, no lado oposto da baía que dá entrada para o Saco do Sombrio, a praia da Figueira é um pequeno paraíso escondido em Ilhabela. Com cerca de 300 m de areia fina e branca, suas águas mansas, verdes e transparentes emolduram na ponta esquerda uma casa em estilo de fazenda colonial, com um encantador quiosque de sapé e uma casinha de pescadores.

Com acesso principal de barco, oculta pelas Galhetas atrás do litoral recortado, e próxima a locais que atraem maior atenção de quem se aventura de barco até o lado leste da Ilha, como o Sombrio ou Castelhanos, a Figueira costuma passar despercebida. Mas se você está de barco e procura um local longe do burburinho de veleiros e lanchas para jogar sua âncora, este é o local ideal.

A praia também pode ser alcançada por terra, em duas horas de caminhada numa trilha que sai de Castelhanos e passa pelas praias Mansa e Vermelha.


onde está: na baía das ilhas Galhetas, no lado leste de Ilhabela
como chegar: acesso principal pelo mar: uma lancha de 22 pés com motor de 75 cavalos partindo da praia do Perequê leva cerca de uma hora para chegar até ela.   Por terra, a partir do canto direito da praia de Castelhanos, caminhada de 2 horas passando pelas praias Mansa e Vermelha.