volta

O Jabaquara é uma das praias mais belas e preservadas da Ilha. Tem cerca de 500m de extensão, numa larga faixa de areia branca, cortada por dois riachos, um em cada extremidade. O rio que deságua no lado direito forma uma linda lagoa de água doce, separada do oceano pela faixa de areia e por grandes pedras entre as quais o riacho serpenteia antes de chegar ao mar. É o ponto mais ao norte da Ilha que pode ser alcançado de carro.

Areia branca, água doce em abundância, canoas de pescadores e coqueiros: uma imagem do Paraíso

 

Local pitoresco e paradisíaco, o Jabaquara tem algumas casas de caiçaras e dois bares, que servem porções de peixe, camarão e bebidas aos que chegam pela estrada ou pelas escunas que circulam a Ilha _e têm nessa praia um ponto de parada obrigatório.

Vista da praia e da sua pequena baía a partir da estrada principal

 


A pequena baía que emoldura a praia do Jabaquara, com suas águas calmas e transparentes, é muito procurada para pesca e caça submarina. Se você deseja um local calmo, com ar selvagem, mas que possa ser atingido com seu automóvel de passeio, essa é sua melhor opção.

O Jabaquara fica logo após a praia do Pacuíba, e imedianatemte antes da Fome.


onde está: 22,5 Km ao norte da balsa
como chegar: de carro, siga a estrada pelo norte até acabar o asfalto. A seguir, percorra mais 8Km de terra, numa estrada com alguma lama e buracos, mas que pode ser vencida sem problemas por carros de passeio se não estiver chovendo.