volta

O Saco do Sombrio não possui praia, apenas uma pequena faixa de areia ao lado da base do Yatch Club de Ilhabela (que aparece na foto). Com águas tranquilas e incrivelmente transparentes, é um dos recantos mais bonitos de toda a Ilha. Também é o melhor atracadouro natural no lado oposto ao canal.

O Sombrio era o abrigo preferido por piratas que utilizavam a Ilha como base para suas operações. Por sua posição estratégica, atrás da Ponta de Piraçununga, oferecia um esconderijo perfeito: embarcações que passam na baía de Castelhanos nem percebem que ali há uma entrada para essa pequena baía. Assim os piratas ficavam à espreita, e quando os navios portugueses passavam com suas cargas rumo à metrópole, saiam no encalço de suas vítimas (clique aqui para saber mais detalhes sobre as histórias de piratas em Ilhabela).

Se você pretende visitar o Sombrio de barco, uma informação importante: o atracadouro da base do Yatch Club, que dá acesso a um deck, um bar e um pequeno restaurante, só pode ser utilizado por sócios do clube.


onde está: no lado leste da Ilha, na baía que abriga também as ilhas das Galhetas e a praia da Figueira.
como chegar: acesso principal pelo mar: uma lancha de 22 pés com motor de 75 cavalos partindo da praia do Perequê leva cerca de uma hora para chegar até ela.   Por terra, caminhada de 1 hora a partir da praia da Figueira.