volta

Na trilha que liga a Ponta da Sepituba à praia do Bonete ficam duas das principais cachoeiras da Ilha, a Lage e o Areado. Essa trilha já foi uma estrada, projetada para ligar  o Bonete à Sepituba, a 15 Km distância. Construída apressadamente no início dos anos 80, sem um projeto adequado à topologia acidentada, à vegetação e ao clima chuvoso da região, a estrada foi devorada pela Mata Atlântica e a erosão..

A força da natureza transformou o erro humano numa trilha bem interessante. Ela permite apreciar o diálogo entre a explosão de vida na serra, coberta pela floresta, e a presença constante do mar.

Hoje, restou da estrada um largo caminho entre as árvores, com uma pequena picada ao centro, onde a vegetação rasteira não cresce devido ao vai e vem dos habitantes do Bonete e dos visitantes das duas cachoeiras..

Mas não pense por isso que a trilha é mais fácil. Em alguns trechos de ladeiras mais fortes, em que a antiga estrada foi construída sobre aterramentos malfeitos, a chuva levou embora a terra e o cascalho despejados pelos tratores, deixando cicatrizes de erosão profundas. Isso dificulta bastante a caminhada. Bicicleta, aqui, só nas costas.

Outros trechos da trilha complicam particularmente quando chove, o que não é raro aqui, transformando o piso num verdadeiro "sabão": é quase imposível evitar escorregões. Essas são algumas das dificuldade e encantos da trilha para quem pretende  passear aqui sua mountain bike.

Passo a passo

A caminhada começa no ponto onde a estrada acaba, um pouco antes da ponta da Sepituba. Lá é possível estacionar o carro sem maiores problemas.

Uns 15 minutos depois de começar a caminhada, há uma subida íngreme. Chegando ao alto, olha para trás: você terá uma bela vista da Ponta da Sepituba.

Cerca de 40 minutos depois de começar a caminhada, a trilha cruza o Ribeirão da Lage. Aqui é inevitável molhar os pés, e é preciso ter cuidado para não escorregar nas pedras. Passando o rio, tome a picada à direita para chegar à queda principal da cachoeira da Lage. Depois, continue pela trilha em direção ao Areado.

Pouco mais de uma hora depois de sair da Lage, e somando quase duas horas de caminhada ininterrrupta a partir da Ponta da Sepituba, a trilha corta o Rio do Areado. Aqui é preciso entrar à esquerda e ir escalando as pedras para chegar à cachoeira do Areado.

Para chegar à praia do Bonete, é preciso caminhar mais uma hora. No total, da Sepituba ao Bonete, essa trilha toma entre 3h a 3h30.


onde está: no extremo sul da Ilha, ligando a Ponta da Sepituba à praia do Bonete
como chegar: siga de carro até o final da estrada, estacione e comece a caminhar; não é necessário estar acompanhado de guias; até a Lage o caminho é mais suave, e dura apenas 40 minutos; a trilha fica mais íngrime até o Areado, e dura pouco mais de duas horas; para chegar ao Bonete são necessárias pouco mais de três horas.