Um dos mais belos locais da Ilha, a cachoeira da Lage reúne vários poços de águas limpíssimas e um escorregador com cerca de 30 m de comprimento. Ela fica ao sul da Ilha, na trilha que liga a ponta da Sepituba (último local ao sul da Ilha onde é possível chegar de carro) à praia do Bonete (maior e mais tradicional comunidade caiçara da região). Do ponto onde é necessário estacionar o carro, são cerca de 40 minutos de caminhada pela floresta.

Uma seqüência de poços vai descendo a montanha, até que o rio acaba desaguando no mar. Na direção oposta, para o alto da montanha, também há varios poços e quedas d'água que merecem ser explorados.

A trilha passa dentro do Ribeirão da Lage, não há como errar. Atravessando o rio há uma pequena picada à direita, que leva para a queda principal e o grande escorregador.

onde está: no sul da Ilha, na trilha que une a Ponta da Sepituba à praia do Bonete.
como chegar: siga com a carro para o Sul, até o final da estrada; daí siga pela trilha, numa caminhada de aproximadamente 40 minutos; não é necessário a companhia de guias.