volta

Com diversas trilhas e estradas de terra que serpenteiam pelas praias e encostas de montanhas do Parque Estadual, a Ilha é um local perfeito para os praticantes do mountain bike. Não por acaso, Ilhabela é a terra de um dos melhores profissionais de mountain bike do Brasil, Edivando de Souza Cruz. Vando, como é conhecido, é tetracampeão do Torneio Interestadual de Mountain Bike.

Para muitos moradores da cidade, a bicicleta é o principal meio de transporte. Particularmente ao sul da balsa, que tem a estrada à beira-mar asfaltada. Já o lado norte, da balsa até a praia de Garapocaia, é  incômodo para pedalar, devido ao calçamento de pedras.

A grande pedida para os ciclistas é mesmo o mountain bike nas estradas de terra. Para começar, há opções mais suaves, como a estrada que leva até a praia do Jabaquara. Após o final do asfalto no norte da Ilha, são 8km de subidas e descidas entre as montanhas e o mar, passando também pela praia de Pacuíba.

Quem procura um percurso longo e está preparado para um grande desgaste físico, encontra sua melhor opção nos 22km de estrada que leva até a praia de Castelhanos. Saindo do nível do mar, chegando a mais de 800m de altitude e descendo até a praia novamente, não é programa aconselhável para quem está não está muito bem preparado fisicamente.

Para os que procuram aventuras ainda mais radicais, a opção é a trilha da praia do Bonete. São cerca de 15km repletos de buracos, pedras e muita, muita lama. A trilha passa também pelas cachoeiras da Lage e do Areado. Em diversos trechos é simplesmente impossível pedalar, e a bike tem que ser carregada nas costas. Mas o visual selvagem e o desafio ao equilíbrio e à resistência fazem dessa trilha uma prova irresistível para quem gosta de explorar seus limites.